Infomedia  

 
  Apresentação
 
O projecto INFOMEDIA lida com imagens e a forma como diferentes percepções que elas originam resultam em comportamentos e respostas distintas do lado dos utilizadores. As imagens artificiais produzidas com recurso a dispositivos de captura de movimento e transformação do mesmo em informação digital, representam um tipo de tecnologia totalmente nova, que permite produzir imagens digitais com uso nas mais variadas áreas, desde a esfera média à indústria dos jogos. Este tipo de imagens permite gerar imagens foto realistas que desafiam os limites da percepção humana e esbatem as fronteiras entre o mundo orgânico e o mundo virtual. Tal processo tem consequências nos indivíduos ainda difíceis de avaliar, nomeadamente no que se refere à forma como estes percebem o valor simbólico de tais imagens, descodificam as mensagens que elas transportam e lidam com a ligação entre as mesmas e os referentes materiais.
O projecto INFOMEDIA consiste no desenvolvimento de um ambiente laboratorial de teste e produção de sistemas de captura de movimento e o seu uso para se avaliar as consequências que tais imagens têm sobre os utilizadores em termos cognitivos, nomeadamente no que se refere à forma como estas imagens são distinguidas das imagens “reais” porque correspondentes a um referente material.
Ao conduzirmos este estudo queremos verificar se quando confrontados com tais imagens os utilizadores reagem de forma distinta, quer a um nível sensorial quer a um nível cognitivo, e se ao fazerem-no descodificam de forma distinta as mensagens que tais imagens contém.
   
Website
 
http://movlab.ulusofona.pt/infomedia/
 
Investigadores e Colaboradores
 
  • João MCS Abrantes
  • Filipe Costa Luz
  • José Maria Dinis
  • Bruno Telésforo