17. Render com Ambient Occlusion (3dsmax e Mental Ray) Ficheiros

Este tutorial visa explorar as técnicas de render para simular a luz exterior (Fake Global Illumination) em Mental Ray, com o objectivo de salientar a sua particularidade estética. Iremos utilizar a técnica de render com mapas Ambient Occlusion, que permitem um render bastante rápido e de qualidade muito interessante.

Filipe Costa Luz -Outubro 2009 / Data de publicação: 13/10/2009


16. Animar uma corrente metálica através do Reactor Ficheiros

Neste tutorial pretende-se simular realisticamente uma corrente através de ferramentas disponibilizadas pelo Reactor em 3ds Max.

Filipe Costa Luz – Janeiro 2009 / Data de publicação: 19/01/2009


15. Reactor Parte II – Princípios básicos do Reactor (Soft Body) Ficheiros

Cálculos de objectos flexíveis (Soft Bodies) em Reactor. Neste tutorial iremos criar um objecto que simula tecido e interage colidindo com outros objectos.

Filipe Costa Luz – Janeiro 2009 / Data de publicação: 19/01/2009


14. Reactor Parte I – Princípios básicos do Reactor Ficheiros

Introdução elementar à aplicação Reactor do 3ds max. Neste primeiro tutorial iremos fazer alguns pequenos exercícios que podem revelar algumas das potencialidades de algumas ferramentas disponíveis pelo Reactor.

Filipe Costa Luz – Janeiro 2009 / Data de publicação: 19/01/2009


13. Iluminação com Mental Ray (Final Gather) Ficheiros

Neste tutorial pretende-se explorar o plugin MentalRay em 3ds Max de modo a ser simulada uma imagem de qualidade
fotorealista. Para tal ser conseguido, iremos utilizar as opções de Final Gather, editar alguns parâmetros do plugin Mental Ray e,
claro, utilizar modelos 3D

Filipe Costa Luz – Janeiro 2008 / Data de publicação: 20/12/2008


12. Iluminação foto-realista com VRAY Ficheiros

Neste tutorial pretende-se explorar o plugin VRAY para 3ds Max de modo a ser simulada uma imagem de elevado valor fotorealista. Para tal ser conseguido, iremos utilizar imagens HDRI (High Dynamic Range Images), editar alguns parâmetros do plugin Vray e, claro, utilizar modelos 3D.

Filipe Costa Luz – Setembro 2006 / Data de publicação: 20/12/2008


11. Iluminação em 3DStudioMAX Ficheiros

Existem diversos sistemas de iluminação digital (ver tutorial sobre Plug-in Brazil) que ajudam a criar um cenário visualmente mais realista. No entanto, nada é automático, tem que existir uma sensibilidade especialidade por parte do utilizador para que a cena se aproxime o mais possível da realidade.

Filipe Costa Luz – Julho 2003 / Data de publicação: 20/12/2008


10. Iluminação em 3ds max com Plugin Brazil Ficheiros

Neste tutorial vamos mostrar as principais ferramentas que o Plugin Brazil (versão 0.4.53) disponibiliza.

Filipe Costa Luz – Julho 2003 / Data de publicação: 20/12/2008


9. Tutorial de iluminação (Hollywood Set e Global Illumination) Ficheiros

Neste tutorial é pretendido simular luz real (Global Ilumination) sem recurso a plugins de iluminação ou render.

Filipe Costa Luz – Outubro 2006 / Data de publicação: 20/12/2008


8. Global Ilumination por plugin Light Tracer Ficheiros

O 3dsmax 5 trouxe grandes novidades em termos de iluminação. Apesar de ainda não possuir luzes e efeitos caustics (como os plugins mais evoluídos de iluminação) tornouse muito mais performante no cálculo realístico de iluminação através do Light Tracer e da Radiosity.

Filipe Costa Luz – Julho 2003 / Data de publicação: 20/12/2008


7. Animação em Morph Ficheiros

Neste exercício proponho explorar o modificador Morph de forma abstracta, para no tutorial seguinte (Animação de expressões faciais), explorar as técnicas de Morph para animação de personagens.

Filipe Costa Luz – Data de publicação: 20/12/2008


6. Iluminação de vidro com VRay Ficheiros

Neste tutorial iremos modelar uma peça de vidro (copo) para no final procedermos ao render em imagem fotorealista.

Filipe Costa Luz – Setembro 2006 / Data de publicação: 20/12/2008


5. Conceitos básicos de Animação em 3dsmax Ficheiros

Este tutorial visa mostrar as principais configurações para ajustar o tempo de uma determinada animação.

Filipe Costa Luz – Julho 2003 / Data de publicação: 20/12/2008


4. Modelação de um isqueiro Ficheiros

Este tutorial visa desenvolver a imagem de 1 isqueiro através de modelação simples de primitivas 3D.

Filipe Costa Luz – Julho 2003 / Data de publicação: 20/12/2008


3. Profundidade de Campo em 3ds max – Parte I Ficheiros

Qualquer filme de animação 3D deverá ser um produto cinematográfico, desse modo, não deve ser descuidado o modo como são escolhidos os enquadramentos, os movimentos de câmara e calrao, o ritmo da montagem.

Filipe Costa Luz – Setembro 2006 / Data de publicação: 20/12/2008


2. Profundidade de Campo em 3ds max – Parte II Ficheiros

Qualquer filme de animação 3D deverá ser um produto cinematográfico, desse modo, não deve ser descuidado o modo como são escolhidos os enquadramentos, os movimentos de câmara e calrao, o ritmo da montagem.

Filipe Costa Luz – Setembro 2006 / Data de publicação: 20/12/2008


1. Mental Ray Ficheiros

Mental Ray é um motor de renderização com um enorme potencial, possivelmente um dos melhores existentes no mercado de produção de imagens tridimensionais gerados por computador.

Pedro Miguel Sousa – Data de publicação: 20/12/2008