Sinopse

O projecto INFOMEDIA lida com imagens e a forma como diferentes percepções que elas originam resultam em comportamentos e respostas distintas do lado dos utilizadores. As imagens artificiais produzidas com recurso a dispositivos de captura de movimento e transformação do mesmo em informação digital, representam um tipo de tecnologia totalmente nova, que permite produzir imagens digitais com uso nas mais variadas áreas, desde a esfera média à indústria dos jogos. Este tipo de imagens permite gerar imagens foto realistas que desafiam os limites da percepção humana e esbatem as fronteiras entre o mundo orgânico e o mundo virtual. Tal processo tem consequências nos indivíduos ainda difíceis de avaliar, nomeadamente no que se refere à forma como estes percebem o valor simbólico de tais imagens, descodificam as mensagens que elas transportam e lidam com a ligação entre as mesmas e os referentes materiais.

O projecto INFOMEDIA consiste no desenvolvimento de um ambiente laboratorial de teste e produção de sistemas de captura de movimento e o seu uso para se avaliar as consequências que tais imagens têm sobre os utilizadores em termos cognitivos, nomeadamente no que se refere à forma como estas imagens são distinguidas das imagens “reais” porque correspondentes a um referente material.

Ao conduzirmos este estudo queremos verificar se quando confrontados com tais imagens os utilizadores reagem de forma distinta, quer a um nível sensorial quer a um nível cognitivo, e se ao fazerem-no descodificam de forma distinta as mensagens que tais imagens contém.


The INFOMEDIA Project deals with images and the ways different perceptions they promote originate different behaviors and cognitive responses on the user’s side. Artificial images resulting from human motion capture represent a totally new type of imaging with applications in various areas, from the medical sphere to the game industry arena. These types of images allow content producers to generate fully realistic images that defy human perception and totally blur the frontiers between the organic and the virtual world. Such a process has consequences on the individuals, namely on the ways they perceive the symbolic value of such images and decode the messages they entail. 

The INFOMEDIA project involves the development of a human movement motion capture testing environment and its use to conduct an experimental study on the values and forms of representation such images have for users and the way they distinguish them from “real” images. By conducting such a study we intend to verify if when faced with such images users react differently, both on a cognitive and on a sensory level and if by doing so decode the messages contained in the images differently.

Terça-feira, Setembro 23rd, 2008 Infomedia